APRENDER RUSSO EM MENOS DE 3 MESES

Como vocês sabem, ou ficarão sabendo agora, eu acabo de voltar de minha segunda para a Rússia. Dessa vez foi uma experiência ainda mais incrível e, embora eu consiga me virar com o meu pobre domínio do idioma russo, eu realente percebi como minha experiência poderia ter sido infinitamente melhor se eu de fato falasse russo. Eu já mencionei aqui no blog e também no meu canal do youtube que eu sei apenas o básico do russo, e quando digo o básico, eu realmente quero dizer o básico. Consigo me locomover, consigo ler e pronunciar as palavras, consigo pedir informações básicas, embora nem sempre eu entenda as respostas de minhas perguntas, mas para por aí mesmo. E é por isso que eu decidi me desafiar e colocar uma meta que pretendo cumprir em bem pouco tempo: Eu vou  aprender russo em três meses!


Eu sei, parece uma loucura impossível, mas não. Meu objetivo não é ficar fluente nesse curto período, isso seria impossível, contudo, aprender o suficiente para subir de nível a ponto de você conseguir levar uma conversação com um nativo.
Nessa minha última viagem para a Rússia, eu conheci uma pessoa que fala português tão bem que, em alguns momentos, eu simplesmente não notava nenhum sotaque em suas palavras, curioso, perguntei há quantos anos essa pessoa estudava português, e a resposta me surpreendeu, pois, ela me disse que estudava português desde janeiro deste ano e mesmo assim, por diversos motivos, não tinha tempo para estudar de maneira intensiva e também ficou por muito tempo sem poder praticar com brasileiros. 
E essa história é a velha: "Se fulano pode, eu também posso"... claro que conheço as dificuldades de se aprender um idioma tão diferente do nosso, mas como disse, fluência não é exatamente o meu objetivo por agora e para mim não vai ser tão difícil quanto para quem não sabe nem mesmo o que significa привет... eu tenho alguns materiais para aprender russo, tenho amigas que já se ofereceram para me ajudar a aprender de diversas formas, tenho acesso à músicas e filmes em russo e dessa maneira, com esses materiais eu pretendo em 3 meses conseguir ao menos fazer um vídeo de 5 minutos falando em russo, isso é o mínimo que almejo para tão pouco tempo. Eu quero poder ler um texto e entender. Ver um filme e entender, mesmo que eu precise de legendas. Meu objetivo para este tempo é ter uma conversa com um nativo e, mesmo que eu o interrompa a todo momento para perguntar o que significa determinada palavra, eu consiga conversar e entender a conversação como eu entendo quando converso com alguém em português ou até mesmo em inglês. Semanalmente tentarei fazer uma postagem aqui para informar sobre a minha evolução.


Lembrando que no próximo ano teremos a Copa do Mundo Fifa na Rússia, o idioma e o país estarão em evidência, e como eu tenho a oportunidade, amigos nativos dispostos a me ajudar, o material e principalmente a motivação, tudo em mãos para de fato aprender esse tão belo idioma, eu farei isso. Quem sabe em breve eu não comece a fazer vídeos em russo, e mais legal ainda, quem sabe eu não vá para a Rússia fazer uma cobertura in loco do maior evento esportivo do planeta? Seria realmente interessante ter colegas nesse desafio, vamos aprender russo e evoluir juntos? Comente!



            
APRENDER RUSSO EM MENOS DE 3 MESES APRENDER RUSSO EM MENOS DE 3 MESES Reviewed by Joey Menezes on outubro 03, 2017 Rating: 5

3 comentários

  1. Me dê dicas de como vc vai praticar russo, pretendo fazer isso com o inglês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo aprender sozinho com um mínimo de ajuda, mas farei um vídeo explicando e também updates da minha evolução aqui no blog... em breve, quando começar de fato eu digo exatamente como estou fazendo.

      Excluir
    2. Vlw Joey, master of Rússia god kkkkkk

      Excluir

INSCREVA-SE NO CANAL