COMO É A VIDA NO NORTE ÁRTICO DA RÚSSIA

Lar dos Nenets, povo indígena que, nômades, viajavam pela tundra há muitos séculos antes da União Soviética, o norte ártico da Rússia é um lugar tão belo quanto é hostil. A vida nesse lugar não é muito mais extrema do que se imagina. Você tem alguma ideia do que seria viver em um lugar onde as temperaturas atingem facilmente os 40ºc negativos? Pois é, para qualquer pessoa que vive em uma área urbana, isso é tão inimaginável que para ser realista, dificilmente uma civilização urbana sobreviveria a tamanha hostilidade. No entanto, como acontece em qualquer outra parte do mundo, a industrialização já tocou até mesmo esse ambiente, e com isso, começam a aparecer ameaças, inclusive ambientais, em parte devido à exploração de petróleo e também planos para a extração de, além desse combustível, gás.


A região do norte ártico da Russia não é apenas belíssima, mas também extremamente rica em recursos naturais, e é muito triste saber que o futuro dos Nenets, sua cultura e estilo de vida está em perigo com a intromissão da civilização moderna pela exploração industrial do local. O famoso fotógrafo internacional documental, Justin Jin, fez um belo ensaio, Zone of Absolut Discomfort, ou, Zona de Desconforto Absoluto, em tradução livre, capturando parte do cotidiano desse belo povo. 












vi no: justinjin
COMO É A VIDA NO NORTE ÁRTICO DA RÚSSIA COMO É A VIDA NO NORTE ÁRTICO DA RÚSSIA Reviewed by Joey Menezes on outubro 09, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

INSCREVA-SE NO CANAL